sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sobre Infraestrutura

"O termo infraestrutura (anteriormente infra-estrutura), na sua acepção mais lata, pode ser definido como um conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura. O termo possui diversas acepções em diferentes campos, mas o mais comum é o referente aos sistemas viários, de saneamento e de fornecimento de energia de uma cidade ou região.

Esses elementos, no seu todo, podem ser designados de infraestruturas civis, infraestruturas municipais ou obras públicas, se bem que possam ser desenvolvidas e geridas tanto pela iniciativa privada como por empresas públicas. Noutros campos, infraestrutura pode designar as tecnologias da informação, canais de comunicação formais ou informais, ferramentas de desenvolvimento de software, redes políticas e sociais ou sistemas de crença partilhadas por membros de grupos específicos. Estas acepções gerais trazem subjacente o conceito de que as infraestruturas constituem um quadro organizacional e uma estrutura de suporte do sistema ou organização em causa, seja uma nação, uma cidade ou uma corporação."

Infraestrutura no transporte público em Curitiba
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bus_Stops_2_curitiba_brasil.jpg
Esgoto a céu aberto em um bairro de Brasília
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:EsgotoCeuAbertoValterCampanatoAgenciaBrasil.jpg
Como vimos, infra-estrutura têm vários significados. Primeiramente gostaria de manifestar a minha insatisfação com o sistema viário de Petrópolis, afinal, a finalidade do blog é promover discussões e é isso que estamos tentando fazer. No dia 09/02/2011 cheguei no centro antes de 13:30 e fiquei esperando o ônibus que sai às 13:30, esperei um bom tempo. Pego no trabalho às 14hs, cheguei às 14:30. Os motoristas não têm culpa, mas a questão não é de quem tem culpa e sim, que esse problema só vem se agravando e nenhuma medida eficaz vem sendo tomada. Você leva UMA HORA pra chegar em um bairro que fica próximo ao centro, isso ainda porque não é a hora do rush. Praticamente o tempo que você leva para se deslocar ao Rio de Janeiro. E o sujeito trabalhador ainda corre um sério risco de levar advertências no serviço e até perder o emprego por causa de constantes atrasos. Está certo que Petrópolis cresceu e muito, mas o governo tem que saber gerir isso, essa é uma das funções dele. Tem que botar gestores com formação, qualificação nessa área para que possa ter uma dimensão melhor do problema. Petrópolis é uma cidade histórica mas nem por isso nosso sistema viário tem que ficar lá também. E o trânsito afeta outros setores como o turismo. Tem turistas que usam a seguinte frase: “Venha à Petrópolis e ganhe uma multa”. Se para os moradores já fica difícil saber pra que lado está o trânsito em tal dia, imagina para o turista. Aí o turista muitas vezes deixa de voltar por causa disso e, nossa cidade deixa de lucrar.

Outro fato importante foram as chuvas que atingiram a nossa cidade recentemente. Fato devido a natureza e também a infraestrutura. E o governo até que vem tomando algumas medidas mas criticando a população também por construir em áreas indevidas. Mas se a população constrói em áreas que não pode é porque ou falta lugar ou condição mesmo de construir em um local melhor. E o tal sistema de prevenção e alerta, que seria um bom auxílio para conter um pouco desse imenso estrago, funcionou aqui?! Em outros países pessoas foram avisadas 1 semana antes da tragédia, está certo que são países desenvolvidos mas é uma medida que tem eficiência. E casas de classe média alta também foram destruídas sinal que o problema não é só das construções irregulares. E conforme o artigo 6º da nossa Constituição da República de 1988, a moradia é um direito social ou seja, é aquele que tem por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Em tese, o Estado que teria que prover a moradia.

Nenhum comentário: