sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Áreas Destruídas Recebem Novas Pontes


"A Prefeitura de Petrópolis é a primeira das sete cidades atingidas pelas fortes chuvas do último dia 12 de Janeiro a receber as pontes metálicas que fazem parte do programa de recuperação das vias de acesso da Região Serrana, promovido pelo governo do estado e pela União. O prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado pelo diretor de obras da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Fernando França, receberam ontem as duas primeiras pontes, que serão instaladas nos distritos de Itaipava e Posse. O principal objetivo é oferecer a mobilidade aos moradores e recuperar o sistema de escoamento da produção agrícola e industrial destas localidades.
“Esse é o sinal emblemático da reconstrução das áreas afetadas pela enxurrada do dia 12 de Janeiro. Trabalhamos em parceria com os governos estadual e federal e ambos nos têm ajudado de maneira incansável. Fica aqui, mais uma vez, o meu eterno agradecimento ao governador Sergio Cabral e à presidente Dilma pelo apoio”, disse Mustrangi.

A primeira ponte será alocada na Estrada Darcy Corrêa da Veiga, em Santa Mônica, e a segunda na Estrada dos Albertos, na Posse. Ambas possuem estrutura metálica com cerca de 12 metros de comprimento por cinco de largura. Para a próxima semana, ainda é aguardada a chegada da terceira ponte. O custo aproximado de cada ponte deste segmento é de R$ 300 mil.
A Secretaria de Obras do município, em parceria com a comunidade, também construiu uma ponte de eucalipto com pranchões de madeira na Estrada do Pilatos, na Posse. Outros acessos também seguirão este modelo para atender às necessidades das comunidades atingidas de maneira emergencial. Após esse processo, as pontes serão substituídas por estruturas metálicas provenientes do governo estadual.
“Temos que reconstruir o que a natureza nos levou. O trabalho será intenso até que todos os acesso possam ser recuperados. A Prefeitura estará presente para que as pessoas possam ter a sua normalidade garantida”, afirmou Mustrangi.
Levantamento da Secretaria de Obras mostra que 20 pontes foram danificadas ou destruídas. Grande parte está  em áreas rurais. De acordo com informações do governo estadual, serão necessários R$ 110 milhões para a recuperação de pontes em toda a região que foi afetada com as fortes chuvas.
O governo do estado investiu pesado no trabalho de recuperação e reconstrução das sete cidades afetadas pela enxurrada do último dia 12. Só para Petrópolis, foram destinados cerca de 70 caminhões de todos os tamanhos, duas carretas (prancha) que são utilizadas para o transporte de maquinário pesado e mais cinco caminhões-pipa que estão à disposição do governo. Foram ainda deslocados para o município cerca de 40 máquinas e equipamentos para o trabalho de resgate, limpeza e abertura de acessos. Ainda dentro da ajuda a Petrópolis, o governo estadual escalou técnicos de diversas secretarias operacionais."

É muito ver que nosso governo está fazendo algo de bom para todos, com sua ajuda, tudo voltará ao normal mais rapidamente.

Fonte: http://www.e-tribuna.com.br/site2010/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=59&Itemid=27&ml=5&mlt=system&tmpl=component

Nenhum comentário: